Travessia Beato-Montijo encurta em 12 quilómetros o TGV com Madrid

Março 13, 2008

13.03.2008 – 16h24 Por Lusa

A opção Beato-Montijo para a travessia do Tejo “encurta em 12 quilómetros a ligação do TGV a Madrid” e poupa mil milhões de euros face a Chelas-Barreiro, afirmou hoje José Manuel Viegas, responsável pelo estudo encomendado pela CIP.

Falando na Sociedade de Geografia de Lisboa num debate sobre a melhor opção para a Terceira Travessia do Tejo, que ligará Lisboa ao futuro aeroporto de Alcochete, José Manuel Viegas enumerou outros factores que tornam a ligação Beato-Montijo preferível, designadamente o tempo que se poupa (três vezes menos) na ligação entre Lisboa e Alcochete, e também a eliminação de um ramal de ligação, previsto na opção Chelas-barreiro da Rave.

Segundo Viegas, a ligação do novo aeroporto a Lisboa deve ser feita de “forma mais eficiente, em plena via ferroviária e não em ramal”, do Poceirão para o aeroporto.

“Foi assim que se fez em Amesterdão, em Frankfurt e em Estugarda, e nem faz sentido porque aumenta a distância e o tempo de ligação com Lisboa”, considerou José Manuel Viegas.

%d bloggers like this: