Pelo menos oito mortos em explosão de autocarro na Etiópia

Março 14, 2008

13.03.2008 – 20h22 Reuters, PÚBLICO

Pelo menos oito pessoas morreram na explosão de um autocarro no Norte da Etiópia, junto à disputada fronteira com a Eritreia. As autoridades locais responsabilizam o país vizinho pelo ataque.

Segundo um responsável da polícia etíope, o autocarro acabava de sair da cidade de Humera, nas imediações da fronteira, quando se deu uma explosão a bordo. Além das vítimas mortais, outras 27 pessoas terão ficado feridas no ataque.

Em declarações à Reuters, Demash Hailu, comandante da polícia federal, adiantou que “as investigações mostram que a bomba foi colocada por agentes eritreus”, escusando-se a adiantar mais pormenores.

A mesma suspeita foi levantada por um responsável regional, que em declarações à BBC online explicou que seria fácil aos agentes da Eritreia passarem a fronteira e levarem a cabo o atentado, regressando de imediato ao seu país.

O atentado ocorre pouco antes da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a manutenção dos 1600 “capacetes azuis” estacionados há oito anos naquela fronteira, desde a guerra que opôs os dois países no final da década de 1990.

Apesar do acordo de paz, a Eritreia e a antiga potência colonizadora continuam a não se entender sobre a demarcação definitiva da fronteira, onde nos últimos anos se têm repetido incidentes de maior ou menor gravidade.

Uma resposta to “Pelo menos oito mortos em explosão de autocarro na Etiópia”


  1. […] – 20h22 Reuters, PÚBLICO | In PUBLICO | In e-Noticias “Pelo menos oito pessoas morreram na explosão de um autocarro no Norte da Etiópia, junto […]


Comments are closed.

%d bloggers like this: