Portugal está todo em alta resolução na Internet, Imagens detalhadas e actualizadas de todo o território português estão já disponíveis grátis na Internet

Março 16, 2008

11.03.2008 – 10h34 João Pedro Pereira

Imagens detalhadas e actualizadas de todo o território português estão já disponíveis na Internet (em maps.live.com), para acesso gratuito de qualquer pessoa e para uso da administração central do Estado. O serviço resulta de um acordo formalizado ontem, em Lisboa, entre a Microsoft e o Instituto Geográfico Português (IGP).

O Virtual Earth, um serviço da Microsoft que oferece imagens de satélite de todo o mundo, já permitia ter uma visão aérea de Portugal, sendo apenas necessário um computador com acesso à Internet. Mas muitas das fotografias tinham pouca qualidade ou eram muito antigas, impedindo que a administração pública usasse esta plataforma, notou, durante a sessão de apresentação, o ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Francisco Nunes Correia.

Para resolver o problema, o IGP cedeu à Microsoft (e também à Google, para inclusão no Google Earth) imagens de alta qualidade de todo o território português, incluíndo as regiões autónomas e as zonas do interior do país, normalmente descuradas neste tipo de ferramentas.

A Microsoft, por seu lado, permite que os serviços do Estado usem gratuitamente a tecnologia para desenvolver ferramentas que tornem menos burocráticos os serviços que implicam fornecer informação geográfica aos cidadãos.

Na sessão de apresentação, o IGP mostrou um protótipo criado pela empresa portuguesa YDreams que permite a qualquer pessoa aceder a informação detalhada sobre a costa portuguesa. O objectivo do protótipo, explicou o subdirector-geral do instituto, Rui Pedro Julião, é encorajar os diferentes serviços públicos, particularmente os ligados ao ordenamento do território, a disponibilizarem aos cidadãos ferramentas próprias, construídas sobre esta plataforma.

O Virtual Earth PT permite ainda aceder a fotografias ultradetalhadas (o suficiente para se distinguir cada carro numa rua, por exemplo) e com efeito tridimensional de nove capitais de distrito, estando prevista, ainda sem data, a inclusão de mais cidades nesta lista.

Todas as imagens serão todas actualizadas a cada dois anos.

%d bloggers like this: